Friday, June 17, 2005

O défice. O défice quê???

Desde há uns tempos para cá que não se ouve falar doutra coisa.
Défice pra cá, défice pra lá?

Uns engravatados tótós falam dessa porra como se fosse a coisa mais importante do mundo... A malta vai falando nos cafés: "pois é, pá... o défice e tal." E o nosso défice?

O défice do orçamento é a percentagem do Produto Interno Bruto que corresponde a dinheiro que falta, dinheiro que não há. Há várias formas de o ir buscar... Porque escolhem sempre a mesma? Sempre a de ir buscar a quem já não tem mais para dar.

Olhamos para os lucros das grandes empresas e da banca e verificamos que andam a nadar em dinheiro, mas vão sempre pedi-lo a quem tem pouco, a quem trabalha dias de sol a sol para comer e vestir.

E então o défice orçamental da malta? Quase toda a gente chega ao fim do mês sem um tostão. Muitos chegam inclusivamente com saldo bancário negativo. Esse é um défice a que ninguém liga! O défice serve de desculpa para tudo: aumentar impostos, precariezar o trabalho, retirar direitos, reformas, pensões, despedimentos, aumentar as propinas, tudo!
Justificam tudo com essa coisa que é o défice! E nós, pumba, vai de pagar para combater o défice!

Porque não investem na produção nacional e no consumo dos produtos nacionais? Porque raio hão-de vender tudo aos senhores do dinheiro estrangeiro? Já começa a ser demais! Porque não investem na Educação para qualificar o trabalho e a mão-de-obra, porque não aumentam os salários para beneficiar a economia? Para que merda quero eu saber se o défice é inferior a 3% se não tenho com que comer?

Agora, dizem, pagam todos! Mentira! Descarada mentira! Ainda não vi os bancos abrirem os cordões à bolsa para pagar a crise! Mas quem é que provoca a crise? Sou eu? Tu? Donde é que veio essa crise? Deve ter sido o povo que jogou mal na bolsa... Então se não fomos nós que a gerámos porque é que temos de ser nós a pagá-la? Os pais da crise que se livrem dela!

O dinheiro quando desaparece dos nossos bolsos tem de ir para algum lado, ou desaparece? Onde é que ele anda? Vá-se buscar onde ele está!

Não nos venham é dizer que, por causa do défice, isto e aquilo. Peguem no poder que tenham e corrijam as assimetrias, possibilitem à população que ganhe melhores salários. Queixam-se que a malta se endivida? Então como é que querem que a gente viva, oh barrascos!?

Ao que ninguém liga é aos outros défices. O nosso défice democrático, o nosso défice cultural, o nosso défice salarial, o nosso défice científico, o nosso défice tecnológico. Querem mascarar tudo com o défice orçamental... Esse é o único que importa para fazer a vontadinha aos senhores da Europa.

Estes agora, com o défice acima do esperado. Acima do esperado, o tanas! Mais sabiam eles que mal lá chegassem ao poder iam usar o défice para fazer o que estão a fazer! Então e a fuga aos impostos? então e as grandes fortunas? Nesses não tocam. Então e as empresas que bazam, depois de receber milhões de euros do Estado para operar em Portugal? Então e as privatizações de tudo quanto é empresa? Nas mãos do Estado dão prejuízo, mas basta vendê-las para já darem lucro??? Só podem andar a enganar-nos à cara podre. E a gente a ver...

Já chega da conversa do défice! o défice... o défice o quê???

No comments: