Thursday, June 30, 2005

O Secretariado Bárbaro

Mandam as regras da boa organização e da capacidade articulada de resposta que, por detrás de cada colectivo, exista um secretariado. Um secretariado investido do poder de decidir política e executivamente. Os partidos políticos têm os seus. Independentemente do nome que dão a esse organismo, existe sempre um conjunto de dirigentes eleitos que decidem sobre orientações e formas de as levar a cabo. O que é normal e ainda bem.

No entanto, anda aí, há já bastante tempo, um secretariado oculto. O secretariado do capital e dos seus interesses. A convergência de interesses em torno de políticas fundamentais entre os partidos do sistema é notável. Particularmente entre o Partido Socialista e o Partido Social-Democrata, a coligação de interesses, a convergência de posições, é totalmente inolvidável.

Não há volta a dar… é vê-los levantar-se todos ao mesmo tempo no parlamento. É vê-los a dizer exactamente o mesmo, mudando os vocábulos. É vê-los, sem vergonha a defender os mesmos interesses, sem qualquer reserva. É vê-los, sistematicamente, a trocar galhardetes sem qualquer consequência de fundo. É vê-los na televisão a debater, sem que haja a mínima oposição de ideias. É vê-los competir pelo prémio da “cara mais bonita”, para que não tenham que confrontar as opções políticas.

Senão vejamos:

O Partido Socialista acaba de ser eleito governo e continua com o apoio de Portugal às guerras do imperialismo.
O Partido Socialista continua com a imposição do código do trabalho aos trabalhadores portugueses, com tudo quanto isso acarreta.
O Partido Socialista mantém a lei de financiamento do Ensino Superior, mantendo o Ensino Superior ao alcance exclusivo daqueles que o podem pagar.
O Partido Socialista afinal não vai desenvolver a regionalização.
O Partido Socialista afinal não vai despenalizar o aborto, prefere andar numa salganhada com os seus amigos do berloque de esquerda e mendigar um referendo ao Presidente da República. Quem tira os proveitos? A direita retrógrada que vai aproveitando o tempo para fazer campanha e propaganda pelo preconceito.
O Partido Socialista vai mesmo implantar co-incineradoras, entregando volumosos lucros a empresas que vão passar a receber para utilizar combustível que antes pagavam. Vai mesmo arruinar o Parque Natural da Serra da Arrábida para satisfazer os interesses sabe-se lá de quem. Até porque Portugal não produz suficientes Resíduos Industriais Perigosos para justificar este processo… Vamos importar merda dos outros países?
O Partido Socialista aumentou os impostos indirectos, fazendo pagar os mesmos de sempre a factura crescente das más políticas dos governos.
O Partido Socialista não mexeu na tributação das mais-valias das transacções em bolsa, nem mexe nos impostos do sector financeiro que acumula lucros assustadores.
O Partido Socialista continua com a intenção de privatizar a eito todo o sector produtivo nacional e, a juntar à festa, agora também a água.
O Partido Socialista continua, como já afirmou, a querer retirar os Estudantes da Gestão Democrática das Instituições de Ensino Superior.
O Partido Socialista vai aumentar a idade da reforma.
O Partido Socialista vai congelar as progressões na carreira dos funcionários públicos.
O Partido Socialista vai retirar privilégios aos trabalhadores da administração pública sob o pretexto da igualdade… porque não dar mais direitos aos outros?

E muitos outros fenómenos “inesperados” seria possível escrever mas chega. Afinal estes são exactamente iguais aos outros… Com a diferença que se dizem de esquerda. Para mal da própria esquerda! Fazem a merda e a esquerda paga a factura. Depois dizem que isto é tudo igual, mas não é!!! PSD e PSD são iguais, ponto. Mas não podemos correr o risco de dizer que a extrema-direita bolorenta do CDS é a mesma coisa… isso seria perigoso. Seria também ingénuo e falso dizer que o berloque é igual… não é. O berloque é uma cagada da burguesia para distrair a malta. Foi um engodo que a própria burguesia nos deitou para ver se os achamos “com pinta”. Tipo: “eles são fixes… fumam berlaitas”. Não, não são iguais: são amorfos e oportunistas, não têm estrutura nem projecto. Tomam as suas posições conforme aquilo que acham que lhes pode garantir mais votos entre o seu público alvo e não por convicções. Resta-nos a CDU… enfim. Quase desaparecida dos nossos jornais e alvo da difamação dos eruditos senhores professores, das televisões às escolas e igrejas. Estes, desafio-vos a todos a acompanhar a sua acção política e, por vossos próprios olhos, será fácil verificar as diferenças.

Mas… falávamos do secretariado. Não era pouco importante o anterior parágrafo. Serve então este já longo e enfadonho post para provar que as orientações de PSD e PS emanam de uma mesma fonte. Vejamos a forma como tudo encaixa. Como defendem exactamente a mesma visão da sociedade. Tudo sujeito ao mercado, ao lucro, ponto final. As grandes empresas é que mandam e o resto é treta! Basta ver como ambos protegem os interesses dos bancos, das seguradoras e de todo o sector financeiro. Basta ver como se colocam de joelhos para atrair uma empresa para território nacional, cedendo tudo, infra-estruturas, máquinas, terreno, benesses fiscais, etc., mas que, à mínima cócega da empresa, nada se faz para impedir que se vá embora e que deixe as suas centenas de trabalhadoras e trabalhadores no olho da rua. Depois dizem-lhes: “Epá, mas a gente dá-vos uns tostões de indemnização, até vos pagamos acima da tabela e tal.” Ai! Mas ninguém percebe que o que estes trabalhadores querem é trabalhar? Querem saber se amanhã os putos comem ou não!!!

Mas ainda ninguém reparou que eles fazem exactamente o mesmo? Ainda ninguém reparou que a televisão decide quem para lá vai? Então o Sócrates e o Santana não tinham ambos um programa de tv em que debatiam? Curioso, um foi primeiro ministro pouco tempo depois, o outro é agora! Curioso também é o facto de executarem exactamente o mesmo tipo de políticas! Irra que isto já chateia!

Então, o PS chega ao governo e mais não faz senão continuar o trabalho dos outros? Então isto não mostra que existe uma orientação comum? As leis que apresentam nas questões de fundo são exactamente iguais. Quem manda nesta merda afinal? Se eles nos apresentam um programa mas chegam lá e fazem exactamente o contrário, não acham que alguma coisa está mal? Quem manda? Esta questão é tortuosa… e o pior é que já ninguém manda… manda o interesse irracional e impessoal do dinheiro, da especulação e da exploração. Tudo gira em torno disso, do lucro. Pouco importa se o povão fica na fossa, desde que a banca ganhe mais uns trocos.

No comments: