Friday, June 17, 2005

Tudo magro e o Estado Obeso?

O peso do Estado preocupa todos os digníssimos senhores analistas do mundo. Os senhores que analisam tudo e sabem falar de tudo, falam muito do peso do Estado. O peso do Estado preocupa-me também muito. É muito estranho que o Estado pese muito, quando todos temos umas contas bancárias tão levezinhas. Todos, todos não. Há por aí uns poucos que têm o bandulho cheio da guita e de caviar.

Mas isto do peso do Estado... Estas novas e imensas barabaridades que se vão implantando e vão criando raízes, preocupam-me. Ora, um Estado pesado parece mau. Aliás um Estado como este parece que está sempre em mau estado, quanto mais se estiver pesado. No entanto, quando ouço os senhores na bancada da TV a falarem do peso do Estado não posso deixar de pensar:

"Ora este borrabotas, que ainda ontem não era ninguém e agora é doutor da nação e sabe falar de tudo, vem agora falar do peso do Estado - que é preciso emagrecer o Estado e não-sei-quê - Então mas este não foi aquele que no dia em que fiz greve me chamou nomes? Este não foi aquele que disse mal dos trabalhadores ainda no outro dia? Não foi também ele que disse que os Estados Unidos é que eram a cena mais fixe do mundo? Lembro-me bem de o ouvir a dizer que os Estudantes só queriam era copos e algazarra... E de o ouvir dizer que a Europa era um mar de rosas que resolveria todos os nossos problemas... Era ele, era! Mas agora vem aqui para a TV, muito imparcial, dizer que sabe tudo. Sabe tudo e pronto, não há volta a dar. O senhor até tem um curso superior, numa porra qualquer daquelas em que sabem tudo. Não... espera lá."

E penso "espera lá", "espera lá" porque afinal o gajo não está a cagar aquelas barbaridades todas sem razão. Alguma coisa o faz dizer aquelas frases bonitas todas. Pois é, lembro-me... Ele está do outro lado da barricada. Ele é o gajo que sempre defendeu os patrões, aquele que ainda não engoliu o 25 de Abril, aquele que ainda guarda a foto do salazar com carinho escondida na gaveta da mesinha de cabeceira. E tudo começa a fazer sentido...

Exacto: o Estado tem peso a mais porque faz mais coisas do que eles gostariam. O Estado garante a Educação, a Segurança, a Saúde, a Protecção Social, garante ainda muita coisa. E, por isso mesmo, o Estado está pesado. Ora, se estes senhores querem emagrecer o Estado, quem querem eles engordar? Alguém há-de ter que garantir a Educação, a Segurança, a Saúde, a Protecção Social. Quem será? Provavelmente os mesmos que pagam aos senhores que sabem de tudo. E tudo começa a fazer sentido na minha pobre cabecita...

É isso! o que o senhor que sabe tudo quer é que emagrece o Estado para engordar o capital privado. Sim, porque eu não hei-de engordar certamente. Agora vou ao hospital, pago mil paus, quando aquela porra for toda privada, largo o ordenado para me darem um comprimido.
Hoje ando à escola e só pago os livros, quando for privada, pago tudo e ainda mais para dar um lucrozito ao dono da escola. Já agora as forças armadas também podem ser privadas e depois em vez de defenderem o povo, defendem quem lhes paga.

Mas o peso do Estado... Há muita malta a bulir no Estado? Vamos lá a ver aqui uma coisa. Quando falam da função pública, lembramo-nos da senhora mal humurada que nos atende nas finanças sem paciência porque ganha uma merda e tem de aturar milhares de pessoas com pressa e tem de estar a bater tudo à máquina porque a informática ainda não lhe chegou ao escritório, e que nunca teve um curso de formação para aprender a ser simpática com os utentes e porque há anos que faz todos os dias exactamente a mesma coisa num gabinete claustrofóbico onde um gordo que trabalha no balcão do lado se farta de suar. Mas é só isso a função pública?

Então e os professores, estão a mais, quando sabemos que há putos a chumbar a torto e a direito nas escolas e que muitos nem sequer lá andam? E os polícias? também estão a mais? então mas ouvimos toda a gente a dizer que há poucos! E os médicos e enfermeiros? são muitos? então porque raio esperamos anos a fio por uma cagada duma operação que leva meia hora? Isso é que é a função pública! E a marinha, a força aérea, o exército? podemos dispensá-los? E os serviços de investigação? os laboratórios do Estado e os Institutos Públicos? são muitos? vamos desmantelá-los? ou vendê-los?

O peso do Estado é um cliché. O Estado não está obeso, quem está obeso é o grande capital que não cansa de encher à nossa custa e agora até o Estado nos quer levar.
Privatize-se o Estado, então e passamos a votar em empresas para o gerir! Eu voto McDonald´s! Tu votas Microsoft!

No comments: