Thursday, November 30, 2006

ele merece

"O mundo só será mundo no dia em que enforcarmos o último rei nas tripas do último padre"

François-Marie Arouet - Voltaire

3 comments:

Anonymous said...

Ena pá! Que macabro...
Eu confesso q às vezes tb tenho acessos de agressividade, em q me apetece arrancar olhos às pessoas e coisas assim...
... mas isto ñ iria resolver o problema.

Infelizmente a maioria dos indivíduos de uma sociedade não tem como prioridade ser autónoma, muito pelo contrário, procuram alguém que os guie.
A mim custa-me admitir isto, mas é verdade. Deve ser algo genético, uma vez que os outros primatas revelam o mesmo tipo de comportamento social.

"Rei morto, rei posto" amigo. Se ñ for rei ou padre, é o chefe, o presidente, ou o raio q os parta.

Há-de haver sempre quem tenha aptidão para liderar e quem tenha aptidão para ser liderado. O grupo busca um líder, o líder busca um grupo.

É na escolha correcta e formação dos líderes que nos devemos concentrar para tentar melhorar o mundo a curto-médio prazo.
Não é o caminho q eu considero correcto, mas é o caminho escolhido pela sociedade em geral e, sem a sociedade, o mundo não faz sentido, por melhor que seja.

miguel said...

de facto, a presente citação é uma alusão a Jean Meslier, sendo que foi colocada nestas palavras por Voltaire, na adaptação e interpretação do Testamento de Meslier.

Na verdade, com razão me alertas, sendo que a tese é de Meslier, muito embora constem na versão publicada e adaptada por Voltaire.

para a basimah:
embora meslier acreditasse que o assassinato do rei como forma de expressão da revolta popular contra os ícones do poder fosse um passo positivo, o que a frase pretende representar são as instituições e não as personalidades. dir-se-ia de outra forma:

"O homem só será livre quando forem abolidas as oligarquias, monarquias ou outras formas de poder centralizado, bem como a religião e as instituições que a representam."

Anonymous said...

sim totó, eu estava só a meter-me ctg e a revirar-te as ideias :p