Friday, February 03, 2012

proletariado, a classe em ascensão

Uma das condições para a superação de cada estádio histórico é a organização e a unidade da classe em ascensão. Tal como foi determinante para a superação do feudalismo pelo capitalismo, o será para a superação do capitalismo para o socialismo.

Anos depois das primeiras experiências de construção do socialismo e do comunismo, que marcaram indelevelmente a História da Humanidade e a vida dos trabalhadores de todo o mundo, a ascenção do proletariado em número e em força, torna-se cada vez mais evidente.

Só uma classe em ascensão e emergente pode assumir o poder e a construção do Estado Socialista. E, uma vez mais, é o próprio capitalismo que carrega em si a semente da sua destruição (lei da dupla negação), agudizando e acelerando a ascensão e alargamento do proletariado.

Neste momento, como em certas ocasiões do passado, devem tornar-nos à memória as palavras de Lenine em "Que fazer?: "Quanto maior for o impulso espontâneo das massas, mais amplo será o movimento, e de forma ainda mais rápida se afirmará a necessidade de uma consciência elevada no trabalho teórico, político e de organização da social-democracia (leia-se "dos comunistas")."

E a burguesia não dorme na introdução e difusão da sua ideologia, na prática, também faz trabalho teórico, político e de organização, agravado por um trabalho brutal de desorganização. Por isso mesmo, só o reforço do empenho no trabalho de preparação e elevação das massas no plano político, teórico e orgânico, poderá canalizar o proletariado emergente para o sue próprio triunfo.

No comments: